Veículo de Ascensão em Marte: saiba mais sobre este foguete e sua missão

Veículo de Ascensão em Marte

Veículo de Ascensão em Marte transportará tubos com rochas marcianas e amostras de solo até a órbita de Marte, onde serão recolhidas por um orbitador responsável por trazê-las para a Terra

A NASA está com um novo projeto em desenvolvimento. Trata-se do Veículo de Ascensão em Marte, ou MAV, na sigla em inglês (Mars Ascent Vehicle).

Veículo de Ascensão em Marte

O objetivo do Veículo de Ascensão em Marte é estar prontidão de lançamento na superfície de Marte. Além de enviar um robô para recolher as amostras que o rover Perseverance já está coletando. Em seguida, colocá-las no foguete, e então dar a ignição para trazer todo o material à Terra.

Esta é a essência da missão Retorno de Amostras de Marte, ou MSR (Mars Sample Return), que se planeja levar a cabo por volta de 2030.

Além disso, o projeto do foguete está em fase de desenvolvimento no Centro de Voos Espaciais Marshall, da NASA, em colaboração com a empresa aeroespacial Lockheed Martin.

De acordo com o chefe da missão, Angie Jackman:

“Juntos, estamos trabalhando para transformar o Veículo de Ascensão em Marte, de um conceito de prancheta, para um projeto executável.”

Ele disse ainda que o projeto já passou por exaustivas interações de design com o intuito de reduzir a massa do veículo. Além de garantir a capacidade de lançamento automatizado e atingir com precisão a órbita necessária para se encontrar o “Orbitador de Retorno à Terra e transferir amostras para o voo de volta à Terra”.

Missão delicada

A missão terá início com um módulo de aterrissagem que pousará em Marte, nas proximidades da Cratera Jezero, onde o Perseverance está coletando e armazenando amostras do solo e de rochas.

Na sequência, o módulo de pouso levará o foguete junto com o Robô Capturador de Amostras, que terá quase o mesmo tamanho do rover Opportunity.

O rover de busca coletará as amostras e as levará ao módulo de pouso, onde serão transferidas para o veículo de subida. O veículo de ascensão será então lançado, levando um contêiner com as amostras até a órbita de Marte.

Por fim, a ESA (Agência Espacial Europeia) colocará uma sonda em órbita de Marte, chamada Orbitador de Retorno à Terra, que irá recolher o contêiner de amostras e o trará de volta à Terra.

*Foto: Reprodução/NASA

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Qual o futuro do mercado de trabalho com os avanços da IA?

Apesar das melhorias das inteligências artificiais, ações humanas seguem indispensáveis devido às limitações técnicas A ascensão da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho tem...

Estudo revela importância da telemedicina nos atendimentos do SUS

Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz revela que telemedicina e atendimento presencial têm eficácia equivalente no cuidado de pacientes com diabetes tipo 2 A telemedicina...

O CDI pode reduzir a mortalidade em pessoas com insuficiência cardíaca?

O cardiologista Victor Duque Estrada Zeitune analisa o impacto do uso de cardioversores-desfibriladores implantáveis (CDI) em pacientes com o distúrbio Um artigo científico publicado pelo...