Renato Carvalho do Nascimento já atuava como conselheiro da empresa desde 2012 e agora vai substituir Rafael Klein no comando da presidência
Dias antes de encerrar 2022, o conselho de administração da Via (VIIA3) anunciou ao mercado que agora conta com um novo presidente. No caso, Rafael Klein deixou o posto e quem assume o comando da empresa em seu lugar é o Renato Carvalho do Nascimento, que já atuava como conselheiro da companhia desde 2012. O comunicado foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Novo presidente Renato Carvalho do Nascimento
De acordo com o anúncio, foi o próprio Klein quem propôs a mudança no alto escalão da varejista. Renato Carvalho do Nascimento, que é membro independente do conselho de administração e atual presidente do comitê de Finanças da empresa, foi escolhido em votação unanime.
“A Companhia, que desde junho de 2019 é uma public corporation sem controle definido, dá mais um passo na evolução de sua governança corporativa, em linha com as melhores práticas do mercado.”
Membro do conselho e presidente do comitê de Pessoas e Governança
Com a mudança na presidência, Rafael que presidia o conselho de administração da Via desde junho de 2020, seguirá agora como membro do conselho, além de presidente do comitê de Pessoas e Governança.
Histórico de Renato Carvalho do Nascimento
Renato é formado em Engenharia Mecatrônica pela USP, com MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth, e também atuou como professor de Finanças do MBA do Insper.
Atualmente, é sócio fundador da Laplace Finanças, empresa de assessoria financeira e gestão de fundos. Além disso, ainda faz parte do conselho de administração da Terra Santa (TESA3), e também foi sócio fundador do Grupo Angra Partners, hoje sob o comando do CEO Alberto Guth.
Ainda segundo a Via, Renato acumulou a experiência de investment banking na Lehman Brothers, em Nova York, e como consultor pela Monitor e Accenture. Integrou os conselhos de administração da Telemig, Metrô-RJ e Tropical, e também atuou na presidência do conselho da Maeda e da TMA no Brasil.
Outras alterações
Por fim, além da mudança na presidência, o conselho de administração da varejista também realizou alterações no comitê de Pessoas e Governança. Neste caso, Roberto Fulcherberguer, CEO da Via, deixou o cargo de membro dessa equipe e foi substituído por Claudia Quintella Woods.
À época, as ações da Via fecharam o pregão do dia 16 de dezembro em queda de 5,45%, operadas ao preço de R$ 1,91. Nos últimos doze meses, os papéis da varejista caíram 59,70%, conforme levantamento do Status Invest.
*Foto: Reprodução