Com o propósito de pensar cada vez mais na preservação do meio ambiente, a diretora do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Ingleses I, Samantha Gonzales, produziu um mural com códigos de barras bidimensionais, QR codes. Sendo assim, fica permitido o acesso às documentações, aos avisos e lembretes necessários aos pais e responsáveis.
QR Codes em creche
Por meio de QR Codes em creche, graças a um aplicativo de WhatsApp e também presencialmente. Sendo assim, as famílias são orientadas pelos profissionais da unidade sobre o modo que serão feitos os recados durante o ano letivo, além de explicar como utilizar essa tecnologia.
Como funciona
Basta apontar as câmeras dos smartphones para ler o QR code, que direciona para arquivos em formato de documento portátil, PDF, contendo informações, desde o cardápio do dia até Projeto Político Pedagógico (PPP). Portanto, tal iniciativa proporciona a redução do uso de papéis e gastos com impressões feitas diariamente.
Na opinião da diretora Samantha, as famílias estão sendo receptivas e parceiras na iniciativa.
“Estamos sempre buscando nos aproximar das mídias e da tecnologia, porque é um processo de formação que não atinge somente as crianças, mas suas famílias, a entender o futuro que queremos para o nosso planeta.”
Por fim, o secretário de Educação Municipal, Maurício Fernandes Pereira, complementa que o uso dos QR Codes ocorre em prol da inovação atrelada à prática pedagógica, que tem como base a sustentabilidade, a tecnologia e a formação integral para potencializar as diferentes dimensões humanas.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Markus Winkler)