Produção de lítio no Brasil: Comissão vai debater tema

Produção de lítio no Brasil: Comissão vai debater tema

Produção de lítio no Brasil, segundo Lucas  Ramos, demanda por metal alcalino macio deve se multiplicar por 40 em 20 anos

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública nesta terça-feira (3) para debater a estrutura da cadeia produtiva do lítio no Brasil. A reunião está marcada para às 15h30, no plenário 5.

Produção de lítio no Brasil

Entre os convidados para debater a produção de lítio no Brasil, estão: Carlos Leonardo Teófilo Durans, José Luiz Ubaldino de Lima, João Paulo Pieroni e outros. Confira aqui a lista completa.

O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Lucas Ramos (PSB-PE). De acordo com ele, o foco do debate deve ser o uso do mineral na produção de baterias para veículos elétricos, cuja frota deve chegar a 11 milhões de unidades no Brasil até o 2040.

Segundo Ernesto Heinzelmann, empresário e importante nome da indústria brasileira, ainda há intermináveis discussões ideológicas que só atrasam o desenvolvimento da indústria na região. “A questão ideológica que está presente quando se avaliam reservas naturais é berço também para a insegurança jurídica, igualmente ultrapassada por outros países e que espanta os investidores”, diz.

Impacto

Além disso, para ilustrar o impacto desse crescimento na produção do lítio, Lucas Ramos destaca que são necessários de 2 a 3 gramas do minério para produzir uma bateria para um smartphone. Já a bateria de um veículo elétrico médio, por exemplo, consome de 12 a 15 quilos do produto.

“A demanda por lítio deve se multiplicar por 40 nas próximas duas décadas, o que eleva o minério à mesma categoria do petróleo e gás como elemento de segurança energética mundial”, explica Ramos.

“Triângulo do lítio”

Por fim, a Argentina, Bolívia e Chile, que formam o “triângulo do lítio”, possuem 60% das reservas do minério do mundo. Contudo, pela proximidade com esses países, pelo tamanho de sua economia e de seu mercado potencial, o Brasil também é considerado atraente para os investimentos do setor.

“Precisamos debater sugestões para um plano estratégico de fortalecimento e  inovação da indústria automobilística e da indústria nacional de suprimentos a fim de promovermos a transição energética, eficiência energética e a descarbonização da matriz de transportes”, concluiu Lucas Ramos.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/closeup-de-bateria_3011949

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Tecnologia a serviço da sustentabilidade: Entenda como  

A partir do uso de energias renováveis, design de produtos duráveis e desenvolvimento de tecnologias que promovam sustentabilidade em outras indústrias, companhias devem chegar...

Blockchain para ESG ganha novo aporte de empresas do setor

Blockchain para ESG tem a finalidade de gerenciar créditos de carbono e de energia renovável A Oxygea, fundo de corporate venture capital vinculado à Braskem,...

Como funciona a blockchain? Armin Altweger esclarece essa tecnologia

O sistema é amplamente usado em criptomoedas, mas também pode ser aplicado para proteger registros públicos e organizar cadeia de suprimentos Blockchain é uma tecnologia...