Preservação do meio ambiente: Prefeitura de SP usa tecnologia de ponta

Preservação do meio ambiente

Preservação do meio ambiente da capital paulista envolve vegetação e fauna, que são monitorados por meio de satélites

Para monitorar e registrar a vegetação e a flora da cidade de São Paulo, a Prefeitura utiliza várias tecnologias de ponta, com o objetivo de preservar o meio ambiente. Sendo assim, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente utiliza o “Sensoriamento Remoto” e o “Processamento Digital de Imagens”, que dispõem de imagens de satélites para obter dados de modo remoto.

Preservação do meio ambiente na capital paulista

Para ocorrer a preservação do meio ambiente há um sensor do satélite que capta parte da radiação refletida pela vegetação e, a partir das imagens, é possível calcular um índice de vegetação para poder identificar sua presença e ausência em locais de interesse. Tal identificação é executada por comparação de registros de períodos anteriores, de modo que evidencie quando ocorrer uma alteração, sem ser necessário se deslocar até a área.

Vistorias

Já para o reconhecimento mais apurado e caracterização da vegetação e da flora são realizadas vistorias durante as quais são coletados diversos exemplares de plantas. Algumas espécies mais relevantes, como as ameaçadas de extinção ou exóticas invasoras, são mapeadas com auxílio de GPS Garmin. Durante as vistorias também são realizados registros fotográficos com uso da câmera Canon PowerShot, que obtêm imagens de alta resolução.

E depois da coleta botânica o material é levado ao Herbário Municipal, onde os materiais são prensados e deixados em estufas elétricas para secagem. Após secarem, as plantas são examinadas pelos botânicos em lupas estereomicroscópicas para serem identificadas.

O próximo passo é enviar essas informações para um banco de dados e as plantas são costuradas em cartolinas e etiquetadas, fase chamada de “montagem da exsicata”. Em seguida, são fotografadas e guardadas no acervo, um local com controle de temperatura e umidade, que mantém a planta preservada por centenas de anos.

Equipamentos

Vale destacar que todos esses processos são realizados com ajuda de diversos equipamentos tecnológicos, que possibilitam um monitoramento mais eficiente das áreas verdes, auxiliando a Prefeitura a preservar o meio ambiente.

Fonte: Foto de @Mojahid Mottakin na Freepik

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Europa pode perder liderança científica sem novo acelerador de partículas

Falta de consenso e envio de financiamentos colocam em questão a continuidade do projeto que visa desenvolver o Futuro Colisor Circular O projeto para a...

SpaceX lança primeira missão a orbitar a Terra de polo a polo

O objetivo do lançamento é realizar uma série de experimentos científicos e oferecer uma nova perspectiva sobre o planeta A SpaceX realizou no começo de...

Qual o futuro do mercado de trabalho com os avanços da IA?

Apesar das melhorias das inteligências artificiais, ações humanas seguem indispensáveis devido às limitações técnicas A ascensão da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho tem...