Óculos da Meta: IA transforma acessório em extensão do cérebro

Óculos da Meta

Óculos da Meta foram apresentados entre as novidades da Big Tech durante o Meta Connect 2024; saiba como foi

Na quarta-feira (25), durante o Meta Connect 2024, a controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads anunciou suas principais apostas para 2025. O CEO, Mark Zuckerberg, iniciou as apresentações afirmando que foi um ano movimentado, mas que no fim conseguiram visualizar o futuro da conexão humana.

Óculos da Meta

Uma das novidades mais interessantes apresentadas no evento foi a integração de inteligência artificial aos óculos da Meta, modelo Ray-Ban. Além disso, o dispositivo atuará como uma extensão do cérebro, afirma a empresa.

O CEO explica que o acessório poderá ser utilizado como uma memória secundária. Um exemplo prático é poder lembrar onde seu carro está estacionado ou o número de um anúncio que você viu enquanto caminhava.

Recursos de tradução e suporte de vídeo em tempo real

A Meta disse ainda que, em breve, os óculos também contarão com recursos de tradução e suporte de vídeo em tempo real. Neste caso, suponha que você vai viajar para fora do Brasil e vai visitar um local que não domina a língua. Basta pedir ao Meta AI para acompanhá-lo e conversar com ele para perguntar sobre os pontos de referência que você vê.

Óculos de realidade aumentada

Já em relação ao novo protótipo de óculos de realidade aumentada, chamado Orion, o produto foi testado por alguns especialistas selecionados, mas não está disponível ao público. Porém, promete revolucionar os próximos passos da realidade aumentada.

Vale dizer que o Orion está sendo produzido há 10 anos. O começo partiu da necessidade de ter um óculos com menos de 100 gramas e sem fios, com telas de amplo campo de visão para acomodar várias telas multitarefas ou uma tela de cinema. E precisava permitir que você visse o mundo físico ao seu redor. O Orion cumpre todos esses requisitos. Trata-se de uma miniaturização com 10 chips de silício personalizados e uma arquitetura de exibição completamente nova.

Meta Quest 3S, Meta AI

Já o Meta Quest 3S, novo headset de realidade mista da Meta, está disponível para pré-venda nos Estados Unidos por um preço que parte de US$ 299,99. O dispositivo é alimentado pela plataforma Snapdragon XR2 Gen 2, desenvolvida em parceria com a Qualcomm Technologies, e inclui rastreamento manual, controladores Touch Plus e uma vasta gama de experiências no Meta Horizon OS.

O assistente de IA da Meta, que já conta com mais de 400 milhões de usuários mensais, suportará interações por voz — e você poderá escolher algumas vozes famosas para te acompanhar. Os novos recursos multimodais permitem que os usuários façam perguntas sobre fotos, editem imagens e criem selfies geradas por IA.

Por fim, também foram introduzidas novas funções de dublagem automática e sincronização labial para Reels, e de sugestões automáticas de legendas para publicações no Facebook e Instagram.

Fonte: Foto de kues1 na Freepik

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Qual o futuro do mercado de trabalho com os avanços da IA?

Apesar das melhorias das inteligências artificiais, ações humanas seguem indispensáveis devido às limitações técnicas A ascensão da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho tem...

Estudo revela importância da telemedicina nos atendimentos do SUS

Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz revela que telemedicina e atendimento presencial têm eficácia equivalente no cuidado de pacientes com diabetes tipo 2 A telemedicina...

O CDI pode reduzir a mortalidade em pessoas com insuficiência cardíaca?

O cardiologista Victor Duque Estrada Zeitune analisa o impacto do uso de cardioversores-desfibriladores implantáveis (CDI) em pacientes com o distúrbio Um artigo científico publicado pelo...