Mercado de energia reflete, entre outros quesitos, que asempresas Google e Microsoft são as maiores consumidoras uma vez que apostam em novas fontes para prover futuro crescimento setor
Em 2023, as empresas Google e Microsoft, nos Estados Unidos, gastaram mais energia elétrica, o que resulta ser maior do que 100 outros países. Trata-se de 24 bilhões kWz, o que corresponde a muito mais do que países com populações de 15 milhões de habitantes. A geração de energia será um grande desafio num futuro próximo.
Mercado de energia
Sendo assim, há três fatores que farão com que o consumo seja muito maior do que é atualmente no mercado de energia, e crescendo num ritmo muito acelerado. São eles:
1 – Carros Elétricos
Apesar de carros elétricos e híbridos serem mais sustentáveis, mais energia é consumida pelas baterias desses veículos. E um dos motivos para tal consumo é que em torno de 8 milhões de unidades são comercializadas anualmente.
2 – Inteligência Artificial
Os algoritmos também consomem muita energia. Prova disso é que gerar uma única imagem via IA consome o mesmo tanto de energia do que carregar o iPhone duas vezes, por exemplo.
3 – Robôs
Por fim, a robotização das fábricas e centros de distribuição vai aumentar o consumo de energia para uma escala muito além do que temos hoje, além de caminhar junto com a nova geração de humanoides.
Sendo assim, esses três fatores, nessa ordem temporal, estão fazendo com que o mercado de energia avance rapidamente. Vale destacar ainda que a Amazon já possui seus próprios parques eólicos e fazendas de energia solar.
Investimentos
Por sua vez, o fundador da Microsoft, Bill Gates, está investindo em novas fontes de geração de energia, ao investir bilhões de dólares nesse segmento de negócios. Já o Google colocou mais de US$ 15 bilhões em projetos de energia solar, eólica e geotérmica.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/ajuste-do-sol-atras-da-silhueta-das-torres-de-eletricidade_1242939.htm#fromView=search&page=1&position=29&uuid=383dbe82-d6c5-4342-93b6-3f083418b40a