Internet Archive é um dos maiores acervos da história da internet
O Internet Archive, um dos maiores acervos da história da internet, atingiu o patamar de 100 petabytes de conteúdo. Sendo ativo há 26 anos, o site acumula conteúdos variados em forma de imagens, vídeos, animações, páginas e software e agora vai ampliar a preservação de radioamadorismo.
Internet Archive – objetivo do site
Além disso, o site da Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo mapear, proteger e disponibilizar conteúdos que circulam por todo o meio digital. Isso inclui aplicativos, livros, páginas de música, mais de 2,5 mil jogos de MS-DOS, uma considerável coleção de jogos do Adobe Flash, assim como audiolivros, obras artísticas, música e filmes.
Anúncio
Contudo, o portal também fez um anúncio no início dessa semana afirmando que incluirá o radioamadorismo a sua extensão de preservação online, onde a biblioteca destinada a essa tema foi nomeado como “Biblioteca Digital de Radioamador e Comunicações” (DLARC), sendo em inglês: “Digital Library of Amateur Radio and Communications”. Esse acervo receberá o financiamento da fundação particular Amateur Radio Digital Communications (ARDC).
Em nota, o site explicou:
“A biblioteca será um recurso online gratuito que combinará materiais impressos digitalizados e arquivados, conteúdos digitais, sites, histórias contadas oralmente, coleções pessoais e outros registros e publicações relacionados.”
Programa de digitalização de material impresso
Por fim, o novo projeto vai englobar um programa de digitalização de material impresso. Isso inclui os jornais, livros, boletins informativos, panfletos, objetos momentâneos e alguns outros registros de organizações, grupos e pessoas. O portal de conteúdo também abrirá um programa de “arquivamento digital” que permitirá os arquivamentos, organização e fornecimento de acesso aos conteúdos digitais. E ainda terá uma campanha de arquivamento pessoal e pretendem realizar entrevistas de histórias orais com pessoas importantes para a comunidade.
*Foto: Reprodução