IA generativa no setor tributário: Como atendem as demandas?

IA generativa no setor tributário: Como atendem as demandas?

IA generativa no setor tributário é capaz de otimizar o tempo gasto pelas companhias, que hoje configura mais de 1,5 mil horas anuais; trabalho do departamento fiscal fica mais estratégico e voltado à geração de insights de negócios; confira tudo

A inteligência artificial generativa possui potencial de transformar o departamento fiscal das empresas. Sendo assim, a ferramenta pode otimizar o tempo gasto pelas que hoje configura mais de 1,5 mil horas anuais; trabalho do departamento fiscal fica mais estratégico e voltado à geração de insights de negócios.

É o que acredita o advogado tributarista Renan Lemos Villela, uma vez que a inteligência artificial pode diminuir despesas e elevar a eficiência no cumprimento da legislação tributária. No entanto, há riscos, pois se trata de uma das áreas mais complexas do setor público e empresarial. Portanto, é preciso estar atento sempre.

IA generativa no setor tributário

Vale lembrar que o excesso de obrigações faz com que as empresas invistam, em média, US$ 3,6 milhões em IA generativa no setor tributário, nos próximos três anos, segundo estudo da EY.

No Brasil, as empresas gastam R$ 67 bilhões por ano para cálculo e pagamento de tributos sobre o consumo, conforme levantamento recente do Movimento Brasil Competitivo (MBC) a partir de números da EY e da Endeavor. Tal valor considera as 1.501 horas anuais consumidas em média por esse trabalho. Agora a expectativa é que, com a reforma tributária, essa dedicação ao cálculo e pagamento de tributos caia para 901 horas, gerando uma economia de R$ 28,1 bilhões. Neste caso, a IA possui potencial de reduzir ainda mais esse tempo, trazendo ganho de velocidade no atendimento das inúmeras obrigações tributárias principais e acessórias aplicáveis às organizações, independentemente do seu setor de atuação. 

IA generativa integrada ao SPED

E o passo seguinte é gerar inteligência às companhias a partir da análise do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), da Receita Federal e dos órgãos fazendários estaduais, que reúne informações fiscais sobre ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Quando os dados são bem trabalhados podem trazer insights para os negócios, o que possibilita escolher o fornecedor de menor custo, e não de menor preço.

Por sua vez, outro aspecto que pode ser indicado pela IA generativa é se a companhia não tomou crédito em alguma operação. Como são muitas notas fiscais, isso pode não ser identificado pelo olho humano. Portanto, esta necessidade de integrar o SPED a IA é importante.

Estratégia

As informações tributárias podem determinar até mesmo a estratégia utilizada em todo o negócio.

Os insights podem ajudar também as empresas a definir melhor a localização ideal para sua fábrica ou centro de distribuição; auxiliar no redesenho da malha logística de modo integrado com a tributação aplicável a cada local; e até mesmo contribuir para o reposicionamento da marca.

Ao aliar a tecnologia ao Tax é possível simular situações distintas da atual para analisar novos cenários mais favoráveis financeiramente às empresas.

O papel dos CEOs

Por fim, tal percepção sobre o aumento da produtividade dos negócios foi identificada em estudo recente da EY com 1,2 mil CEOs em todo o mundo. Eles acreditam em grandes oportunidades no uso da IA por suas empresas. Mais de seis em cada dez (65%) concordam ou concordam parcialmente que a IA é positiva, impulsionando a eficiência das organizações e criando dessa forma resultados positivos para toda a sociedade.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/robo-tecnologico-avancado-que-interage-com-dinheiro-e-financas_236280691.htm#fromView=search&page=1&position=9&uuid=f400f84c-8758-4086-9deb-04a15442ea6a

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