Consumidores da Black Friday revelam problemas de entrega após compras pela internet ou loja física
Na próxima sexta-feira (26), acontece a tradicional Black Friday. Nesta data, os consumidores poderão conferir se valeu a pena esperar pelas promoções de um dos dias mais movimentados do varejo.
Consumidores da Black Friday
Por outro lado, muitos consumidores da Black Friday já apelidaram a data de “Black Fraude”. Isso porque ocorrem muitas promoções falsas que acabam acometendo consumidores que não se atentaram a tempo.
Além disso, há o problema com os preços, entrega de compras feitas pela internet que também pode gerar dor de cabeça, com o descumprimento do prazo. Estas são as maiores reclamações dos consumidores.
Reclame Aqui
De acordo com a plataforma Reclame Aqui, apenas 2020 foi registrado 140 mil reclamações vinculadas à Black Friday. Portanto, um salto de 15,5%, afirma a empresa.
Já o problema mais citado pelos consumidores diz respeito à mercadoria não recebida, com 22% das reclamações. Em segunda posição aparece a propaganda enganosa, com 12,61% desse total. Por sua vez, O Procon-SP registrou mais de 1.200 chamados na Black Friday de 2020.
50% de desconto
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a principal reclamação foi justamente as promoções falsas. Isso acontece quando uma determinada empresa eleva o preço de um produto dias antes da Black Friday e depois reduz. Essa prática dá ao consumidor a impressão de um “desconto atrativo”.
Mas há uma boa notícia! É que o índice de solução dos problemas por parte das empresas cresceu aproximadamente 80% (77,2%) se comparado a 2019.
Como reclamar problemas na Black Friday?
Para os iniciantes, é preciso saber que a plataforma do Reclame Aqui é possível os compradores registrarem uma reclamação. Contudo, por mais segurança, o Procon-SP divulgou que estará de plantão para monitorar e orientar os consumidores entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26), das 18h às 22h.
Dicas para evitar transtornos
Entre as dicas que evitam transtornos na hora da compra são: observar o prazo de entrega e ficar de olho na política de trocas; o valor do frete também vale ser observado com cautela. Neste último caso, se ele for alto demais, o preço final, mesmo com um possível desconto, pode não valer a pena.
Todavia, mantenha provas da compra realizada, por meio de fotos ou capturas de tela, que mostrem o nome da loja, data e horário de uma ocorrência. Esta prática pode servir de comprovação se houver alguma irregularidade.
Por fim, fique muito atento se tiver mudança no preço entre o momento que o produto está no carrinho até o pagamento para evitar surpresas.
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