Centro de inovação e tecnologia da UEG: conheça

Centro de inovação e tecnologia da UEG

Centro de inovação e tecnologia da UEG foi votado na semana passada

No último dia 23, foi votado o projeto de lei nº 0026/23, que cria, no âmbito da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Centro de Análises, Inovação e Tecnologia em Ciências Naturais e Aplicadas (CAITec). Ele estava em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Além disso, a unidade integrará a estrutura suplementar da universidade e terá o objetivo de agrupar a infraestrutura de pesquisa em um laboratório multiusuário, sediado no prédio do Centro de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG) da UEG.

Centro de inovação e tecnologia da UEG

Em justificativa apresentada à iniciativa, considerou-se que a implantação de laboratórios multiusuários tem o objetivo de otimizar a aplicação de recursos públicos com a oportunidade de acesso a um parque instrumental pelos diferentes agentes nas áreas de ciência, ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação. De acordo com governador Ronaldo Caiado (UB):

“Além disso, é uma fonte institucional alternativa de recursos destinados preservação e à manutenção da infraestrutura de pesquisa.”

Análise de editais

Já para a UEG, a análise de editais dos órgãos de fomento nos últimos anos tem evidenciado que a parceria entre instituições públicas e privadas está se tornando uma exigência. Sendo assim, conforme é apresentado no projeto, um laboratório multiusuário institucional se faz necessário para que a Universidade possa disponibilizar seu parque instrumental à sociedade e ampliar a sua capacidade de concorrer a fontes públicas e privadas de financiamento.

Renúncia de receita

Por outro lado, também foi informado pela UEG que a proposta de criação do CAITec não implica diretamente uma renúncia de renúncia de receita, criação, aperfeiçoamento ou expansão da ação governamental. E muito menos de aumento de despesas, pelo fato de o laboratório já possuir estrutura física e equipamentos necessários ao seu funcionamento.

Por fim, a proposta seguirá para sanção do governador Ronaldo Caiado.

*Foto: Reprodução/Pixabay (FotoshopTofs)

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Qual o futuro do mercado de trabalho com os avanços da IA?

Apesar das melhorias das inteligências artificiais, ações humanas seguem indispensáveis devido às limitações técnicas A ascensão da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho tem...

Estudo revela importância da telemedicina nos atendimentos do SUS

Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz revela que telemedicina e atendimento presencial têm eficácia equivalente no cuidado de pacientes com diabetes tipo 2 A telemedicina...

O CDI pode reduzir a mortalidade em pessoas com insuficiência cardíaca?

O cardiologista Victor Duque Estrada Zeitune analisa o impacto do uso de cardioversores-desfibriladores implantáveis (CDI) em pacientes com o distúrbio Um artigo científico publicado pelo...