Brilho da Nebulosa do Casulo gera foto astronômica de região de formação estelar compacta
A foto astronômica destacada pela NASA na última quarta-feira (26) nos traz a nebulosa IC 5146. Também conhecida como “Nebulosa do Casulo”, trata-se de uma região de formação estelar compacta, classificada como nebulosa de emissão e reflexão.
Brilho da Nebulosa do Casulo
Além disso, o brilho da Nebulosa do Casulo, que causa um efeito cósmico no espaço, foi registrado junto de um grande rastro de nuvens interestelares, que se estendem no lado direito da imagem. Sendo assim, juntos, os objetos que podem lembrar a aparência de um cometa.
Parte brilhante
Contudo, a parte brilhante da nebulosa IC 5146 se estende por cerca de 10 anos-luz, mas esta “cauda” de poeira escura chega a quase 100 anos-luz. Ambas as estruturas estão a aproximadamente 2.500 anos-luz do nosso planeta.
Por outro lado, a estrela luminosa perto do centro da nebulosa parece ter sido formada há apenas algumas centenas de milhares de anos. Ela é a responsável pelo brilho do objeto, e ajuda também a abrir uma cavidade em meio à poeira e gás ali.
A Nebulosa do Casulo
A Nebulosa do Casulo está localizada em direção à constelação Cygnus, o Cisne, e abriga um grupo de estrelas recém-nascidas brilhantes e de altas temperaturas. Observações com os telescópios espaciais Spitzer e Chandra identificaram vários objetos estelares jovens por lá.
Além disso, por ser uma nebulosa de reflexão e emissão, este objeto emite e reflete a luz vinda de fontes próximas. Às vezes, a Nebulosa do Casulo também é chamada de “Caldwell 19”, nomenclatura que indica que ela faz parte do Catálogo de Caldwell, compilado pelo astrônomo inglês Sir Patrick Moore.
*Foto: Reprodução