Blockchain e tokenização são lembrados em aniversário de 48 anos da CVM, autarquia que regula e fiscaliza o mercado de capitais do Brasil
Na quarta-feira (11), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), a CFA Society Brazil e CFA Institute realizaram o evento A Evolução do Mercado de Capitais, que marca o aniversário de 48 anos da Autarquia.
O encontro pontuou os 3 pilares (financiamento, pessoas e tecnologia), e a CVM conseguiu realizar entregas muito importantes em relação à modernização, porém, com poucos recursos, mas com grande dedicação dos servidores da Casa.
Destaques: Blockchain e tokenização
Dentre os destaques de entrega desta jornada, o Integra-CNPJ, Sistema Iped – Jurisprudência, Processamento de Linguagem Natural, Concurso Público CVM 2024, entre outros. Com informações divulgadas pela CVM na última quarta.
Entre os debates surgiram o tema da blockchain e tokenização de ativos e uso da inteligência artificial, como meio de transformação do Mercado de Capitais. Sobre o primeiro tema, o consultor de fundos Armin Altweger recorda que a tecnologia de contabilidade descentralizada já está virando vários setores, como bancos e cadeias de suprimentos.
CVM no mercado de capitais
Segundo Bernardo Srur, CEO da ABcripto, a importância da CVM no mercado de capitais é essencial para assegurar a integridade, a transparência e a confiança no Brasil. O fortalecimento da autarquia é essencial para atender às demandas crescentes, sobretudo em um ambiente de inovações tecnológicas e novos modelos de negócios, como os que surgem no universo de criptoativos e das finanças descentralizadas (DeFi).
Agenda regulatória de 2025 tem foco em tokenização
Para 2025, a CVM colocará em destaque os testes com a tecnologia do Drex, moeda em formato digital em produção pelo Banco Central do Brasil.
Encerramento do evento
No painel de encerramento a autarquia falou sobre os temas que deve monitorar de perto em 2025, por meio de consultas públicas, há os destaques, suitability, crowdfunding e revisão das Resoluções CVM 135 e 31, com foco em mercados menores e tokenização.
Fonte: Foto de rawpixel.com na Freepik