Artemis I não será lançado por enquanto após decisão em reunião de gerentes da missão
No último sábado (3), a NASA comunicou sua decisão de cancelar o lançamento da Artemis I, pelo menos até o fim deste mês. Trata-se da primeira missão em seu ambicioso programa de retorno à Lua. A decisão ocorreu em uma reunião com gerentes da missão.
Vale lembrar que no fim de agosto, a Missão Voyager completou 45 anos.
Cancelamento do lançamento da Artemis I
Todavia, o motivo do cancelamento do lançamento da Artemis I foi um vazamento em um engate rápido em uma linha de hidrogênio usada para abastecer o foguete. O vazamento foi detectado por volta das 8h15 da manhã de sábado. E por quase quatro horas, engenheiros tentaram três diferentes abordagens para contê-lo, sem sucesso.
Além disso, é provável que o vazamento tenha sido causado por erro humano. Isso porque durante o processo de resfriamento das linhas de combustível e do sistema de propulsão, antes de abastecer o estágio central com hidrogênio líquido, um operador enviou por engano um comando que elevou momentaneamente a pressão na linha onde o vazamento ocorreu. O erro foi corrigido “em três ou quatro segundos”, segundo a NASA. Porém, pode ter sido o suficiente para danificar o engate.
Área do vazamento
Durante os próximos dias, equipes irão acessar a área do vazamento, com o foguete ainda na plataforma 39B, e conduzir um levantamento para determinar se o trabalho para substituir um lacre no mecanismo pode ser feito na plataforma, onde o reparo pode ser testado sob condições criogênicas de um lançamento. Ou ainda se será preciso levar o foguete de volta ao VAB (Vehicle Assembly Building), edifício onde ele foi preparado para a missão.
Sistema de terminação de voo da Artemis I
Por outro lado, uma preocupação é o sistema de terminação de voo (FTS, Flight Termination System), utilizado para destruir o foguete caso ocorram problemas durante o lançamento. Ele é alimentado por baterias, com uma “vida útil” na plataforma estimada em 25 dias. Mas, caso esse prazo seja excedido, será necessário “resetar” as baterias, o que exigirá o retorno do foguete ao VAB.
Próxima janela de lançamento
Contudo, a próxima janela de lançamento para a Artemis I será em 19 de setembro e 4 de outubro, quando há 14 oportunidades no total. Todavia, a agência tem agendado para o dia 3 de outubro o lançamento da Crew-5, levando uma nova tripulação de astronautas para a Estação Espacial Internacional.
Por fim, caso a missão tripulada tenha precedência, a próxima oportunidade de lançamento da Artemis I será entre 17 e 31 de outubro.
*Foto: Reprodução