André Passos, fotógrafo, revela como incorpora a fotografia editorial em seus retratos

André Passos fotógrafo revela como incorpora a fotografia editorial em seus retratos

O fotógrafo de editoriais de moda e celebridades reuniu 25 anos de experiência para aplicar a estética de editoriais e transformar o estilo nos retratos 

Investir em um retrato corporativo é um diferencial competitivo para profissionais de diversas áreas. Segundo dados divulgados pelo LinkedIn, um perfil com uma boa foto recebe mais visualizações do que o de um usuário que não utiliza esse recurso. Para o fotógrafo André Passos, o desafio de capturar fotos corporativas foi superado pela sua experiência com retratos de moda e celebridades. 

O retrato corporativo funciona como um cartão de visitas, refletindo a essência de uma marca pessoal. Para o fotógrafo, uma imagem capturada por um retratista com um olhar treinado aumenta as chances de posicionamento e destaque de um profissional em redes sociais ou sites corporativos.

“Um fotógrafo de celebridades tem um olhar mais apurado para aquilo que é belo e eficaz, pois, seu nível de exigência na produção de um retrato é muito maior, já que precisa produzir uma imagem que desperte interesse no espectador”, explica ele. 

Fotografia de retrato

Esse gênero fotográfico foca em capturar a essência, a personalidade e a expressão de uma pessoa ou de um grupo. Seu objetivo não é apenas registrar a aparência física, mas também transmitir emoções e contar histórias por meio das expressões faciais, poses e ambientes.

Composição, iluminação e fundo desempenham papéis fundamentais, ajudando a destacar o profissional e a criar uma atmosfera que pode ser clássica, artística ou moderna.

Retrato corporativo

Na fotografia de retratos, existem as fotos corporativas, uma modalidade que foca em apresentar profissionais de maneira elegante, confiável e acessível, alinhada à imagem e aos valores de uma empresa. Essas fotos podem ser utilizadas em sites institucionais, redes sociais e materiais de comunicação, destacando a identidade pessoal e profissional do indivíduo.

“Em tempos de alta concorrência no ambiente digital, é fundamental dedicar atenção à produção do seu retrato ou avatar profissional. Escolher um fotógrafo com um olhar esteticamente apurado faz toda a diferença na criação de uma imagem de qualidade”, completa André Passos, fotógrafo retratista.

Além das observações do retratista, elementos como postura, expressão facial, iluminação suave e cenário neutro são essenciais para transmitir credibilidade e profissionalismo. Um bom retrato corporativo pode reforçar a conexão entre a pessoa e a marca, ajudando a construir uma imagem forte e coerente para clientes e parceiros.

Fotografia e branding pessoal

Branding pessoal, ou marca pessoal, é o processo de construção e gerenciamento da percepção que outras pessoas têm sobre você, destacando suas habilidades, valores, personalidade e experiências de forma autêntica e estratégica.

Há um tempo a presença online dos profissionais deixou de ser uma opção, virando um fator competitivo. Nesse contexto, as fotos surgem como recursos que naturalmente direcionam o olhar do público, chamam mais atenção e ditam quais serão as primeiras impressões sobre uma pessoa.

Assim como uma marca empresarial, o branding pessoal envolve elementos como presença digital, comunicação, networking e aparência, visando criar uma identidade única. Desenvolver uma marca pessoal forte pode abrir portas profissionais, fortalecer a credibilidade e ajudar a posicionar-se como referência em determinada área ou setor.

O papel da fotografia na construção de uma marca pessoal

A fotografia é parte fundamental na construção de uma marca pessoal. A captação de imagens profissionais, alinhadas com o objetivo do branding, pode gerar autenticidade, um dos pilares mais valorizados pelo público. As pessoas buscam se conectar com pessoas e marcas reais, e a fotografia profissional oferece a chance de capturar momentos que gerem identificação com o público-alvo.

A fotografia também contribui para a criação de uma narrativa consistente, auxiliando na comunicação do propósito e dos valores de uma marca. Retratos em ambientes de trabalho, que destacam as habilidades do profissional e revelam um pouco mais sobre seus valores pessoais, são elementos fundamentais para construir uma história coesa.

André Passos: fotógrafo de olhar múltiplo

André Passos é um fotógrafo com 25 anos de experiência nas áreas de moda, publicidade, lifestyle e retratos. Formado em Fine Art Photography pela City of London Polytechnic, já colaborou com marcas e revistas renomadas como Vogue, Elle e Harper’s Bazaar, além de fotografar celebridades como Scarlett Johansson e Ivete Sangalo.

Com campanhas para marcas brasileiras como Natura, Boticário e C&A, André combina um olhar artístico e comercial, integrando influências culturais de suas experiências internacionais em Londres, Nova York e Paris. Recentemente, tem focado em retratos e fotografia lifestyle para fortalecer a imagem de profissionais e empresas, destacando a sensibilidade humana frente à tecnologia.

Foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/combinacao-do-conceito-de-caracteristicas-faciais_36029187.htm#fromView=search&page=2&position=4&uuid=f01a4345-4d74-4b44-87c4-f3f63a550d2d 

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Blockchain e tokenização: Verdadeira inovação do sistema financeiro

Blockchain e tokenização são lembrados em aniversário de 48 anos da CVM, autarquia que regula e fiscaliza o mercado de capitais do Brasil Na quarta-feira...

Executiva indica como inserir a IA na rotina profissional

Camila Aichinger conta como trouxe a inteligência artificial para sua carreira, considerando seus anos de atuação no mercado financeiro De acordo com especialistas e estudos...

Interconexões de chips: Intel Foundry apresenta avanços

Interconexões de chips inclui uso de rutênio substrativo, com melhoras em até 25% Recentemente, a Intel Foundry participou do International Electron Devices Meeting, nos Estados...