Alcance do 5G deve ser de 8,4 bilhões de conexões globais até 2029

Alcance do 5G

Alcance do 5G já é responsável por mais de 2 bilhões de conexões no mundo inteiro, através de 341 redes comerciais em operação

O 5G deve ser responsável por 8,4 bilhões de conexões móveis no mundo inteiro até o ano de 2029. É o que revela a projeção da 5G Americas e da Omdia. Sendo assim, a quinta geração de internet móvel vai corresponder a 59% de toda a base de serviços que funcionam com tecnologia celular.

Alcance do 5G

Até o momento, o alcance do 5G soma mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo planeta, conquistado no terceiro trimestre de 2024. De acordo com o relatório, mais de 170 milhões de novas conexões de quinta geração foram ativadas entre julho e setembro. Na comparação anual, a base de usuários cresceu 48%.

Ainda segundo o relatório, ultrapassar 2 bilhões de conexões 5G no mundo todo é mais do que apenas um marco. Trata-se de uma prova do poder transformador do 5G na revolução das indústrias e economias em todo o planeta. E à medida que o 5G evolui para o 5G Avançado, o seu papel na promoção da inovação e da conectividade só se tornará mais forte, reforça o documento.

Crescimento nas Américas

O relatório aponta ainda que o 5G alcançou 264 milhões de conexões na América do Norte no terceiro trimestre de 2024. Até mesmo, no período de julho a setembro, mais de 22 milhões de usuários da região entraram na quinta geração, alta de 9% na comparação anual.

A tecnologia mais moderna corresponde a 37% de todas as conexões celulares na América do Norte – a média global é de 17%. A projeção é de que o 5G ultrapasse o 4G no território composto por México, Estados Unidos e Canadá em 2025.

Na América Latina, o 5G atingiu 67 milhões de conexões no terceiro trimestre. Desse total, 11 milhões foram adicionadas entre julho e setembro. Na comparação ante o mesmo trimestre de 2023, houve um crescimento de 19%. Todavia, o 4G é dominante na região, compreendendo 74% das conexões móveis.

Segundo a vice-presidência da 5G Americas, o Brasil, Chile, Porto Rico e Uruguai continuam sendo os mercados com maior penetração de serviços móveis 5G na América Latina e no Caribe. Porém, o maior obstáculo para a adoção da mais nova geração é a falta de aparelhos de baixo custo, uma vez que quem substitui o telefone não necessariamente compra um aparelho 5G.

Por fim, o levantamento indica que o 5G conta com 341 redes comerciais em todo o mundo, das quais 49 estão na América Latina e Caribe e 17 na América do Norte.

Fonte: Foto de ksandrphoto na Freepik

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Qual o futuro do mercado de trabalho com os avanços da IA?

Apesar das melhorias das inteligências artificiais, ações humanas seguem indispensáveis devido às limitações técnicas A ascensão da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho tem...

Estudo revela importância da telemedicina nos atendimentos do SUS

Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz revela que telemedicina e atendimento presencial têm eficácia equivalente no cuidado de pacientes com diabetes tipo 2 A telemedicina...

O CDI pode reduzir a mortalidade em pessoas com insuficiência cardíaca?

O cardiologista Victor Duque Estrada Zeitune analisa o impacto do uso de cardioversores-desfibriladores implantáveis (CDI) em pacientes com o distúrbio Um artigo científico publicado pelo...