Grupo Boticário usa IA para criar banco de imagens

Grupo Boticário

Grupo Boticário, que também abrange a marca Quem Disse, Berenice?, a empresa conta com a tecnologia para experimentar novas formas de interação durante o carnaval

O Grupo Boticário lançou o Projeto FOL.I. A. Esta é a aposta das marcas O Boticário e Quem Disse, Berenice? para liderar as tendências de maquiagem do carnaval 2023. Para isso, a plataforma usará a Inteligência Artificial (IA) como recurso para propor um banco de imagens inspiracionais – para que os foliões de todo Brasil possam acessar e recriar sua versão inédita no carnaval da retomada.

Grupo Boticário na folia

Além disso, o ponto de partida para a criação do F.O.L.I.A foi mapear as expectativas do público dentro e fora das redes sociais de ambas as marcas. O grupo Boticário tem o objetivo de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressar por meio de makes. Na sequência, a ferramenta Midjourney gerou as imagens em IA que visam inspirar os consumidores a recriarem com ineditismo e interpretação única. O projeto integra a jornada do Boticário no universo da tecnologia e dá continuidade às inovações da marca no carnaval, após terem criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022.

Parceria

Idealizado em parceria com a Druid Creative Gaming, o projeto FOL.I.A apresenta desde o dia 13 de fevereiro, um hub de conteúdo que reúne um banco de imagens de 21 maquiagens diferentes, distribuídas nas seguintes categorias: “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho” – pensadas para diferentes perfis de consumidoras.

O conteúdo também abrange matérias no blog com tutoriais e cards clicáveis com indicação de produtos. É o que explica Marcela De Masi, Diretora Executiva de Marketing do Grupo Boticário.

“Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com inteligência artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista. O FOL.I.A é a materialização das aspirações dessas pessoas e revela nossa inquietude em comunicar beleza com tecnologia, inovação e criatividade.”

Imagens hiper-realistas

As imagens em IA são hiper-realistas e inspiradas no portfólio de maquiagem das duas marcas, que apresentam itens para pele, olhos e lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos, explica Marcela.

“Temos uma grande potência quando olhamos para nosso portfólio de marcas e aliamos seus territórios e expertises para trazer ações inéditas frente ao mercado nacional de beleza. O Boticário e Quem Disse, Berenice? se complementam nessa iniciativa e reforçam protagonismo no segmento de maquiagem, que assume ritmo acelerado de crescimento com a data.”

Curadoria e avaliação humana

Por fim, Bruna Pastorini, CSO e Sócia da Druid Creative Gaming, lembra que todo o processo de criação por meio de IA, passou por curadoria e avaliação humana.

“Levamos em conta critérios como o apelo estético, a não alusão a obras de outros artistas e ainda que gerado digitalmente, características capazes de promover identificação e inspiração ao consumidor.”

Para o projeto, foram convidados um maquiador e personalidades para recriarem as makes digitais, incentivando, assim, seus seguidores a se jogarem nas cores, usando a tecnologia como ferramenta de expansão da imaginação e criatividade.

*Foto: Reprodução/Unsplash (yunona uritsky)

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Servidora da Saúde ganha prêmio de inovação e tecnologia

Servidora da Saúde recebeu o reconhecimento da FAPDF que homenageia profissionais que desenvolvem projetos nas áreas científica e tecnológica Uma servidora da Secretaria de Saúde...

Vazamento de ar na ISS: NASA e Rússia ainda não entraram em acordo

Vazamento de ar na ISS ainda carece de solução; e a NASA teme que o grave incidente leve a uma falha catastrófica de parte...

Transplante com células-tronco: É possível restaurar a visão?

Um transplante com células-tronco foi capaz de restaurar a visão de três pessoas. Para chegar a esta realidade, um estudo foi elaborado por cientistas...