TikTok pode ultrapassar YouTube por dividir cada vez mais atenção dos usuários e os criadores com concorrência de plataforma do Google, que reina no setor de vídeo digital há mais de 15 anos
Um reinado de exatos 17 anos pode chegar ao fim. É o que diz a eMarketer, uma das principais consultorias de reses sociais, marketing e tecnologia do mundo. Sendo assim, o TikTok pode ultrapassar o YouTube e ameaçar sua liderança.
Vale lembrar que outubro passado, a rede social com usuários mais jovens focou em pequenas e médias empresas, por meio do TikTok Ads Maganer.
TikTok pode ultrapassar YouTube
Além isso, o fato do TikTok poder ultrapassar o YouTube não diz respeito apenas à audiência, mas também aos criadores de conteúdo para internet.
De acordo com o relatório da eMarketer:
“Mais de dois terços da população dos EUA e mais de três quartos dos usuários da internet visitaram o YouTube mensalmente em 2021. Além disso, todo mês, mais pessoas assistiram vídeos na plataforma no ano passado do que usaram o Facebook (225,8 milhões em comparação com 179,1 milhões, respectivamente). Mas o aumento na visualização de vídeos em outras plataformas sociais – principalmente TikTok – está consumindo o domínio do YouTube. Com mais locais exibindo vídeos, a atenção do usuário está começando a se dividir.”
Mudança ainda não é completa
Por outro lado, apesar da ameaça, o eMarketer frisa que o crescimento do TikTok ainda não corresponde a uma mudança completa da liderança do YouTube. Isso porque a plataforma de vídeos do Google ainda está à frente do TikTok em relação ao número total de usuários e em todas as faixas.
“O YouTube terá mais do dobro de usuários mensais do TikTok este ano (230,6 milhões em comparação com 90,6 milhões, respectivamente). Mais da metade das crianças de até 11 anos, essencialmente a Geração Alfa, usará o YouTube este ano, em comparação com apenas 4,6% no TikTok.”
Faixa-etária
Todavia, por geração, o YouTube terá quase o dobro da penetração do TikTok entre os millenials em 2022. Ou seja, quase quatro vezes mais Geração X e aproximadamente oito vezes a penetração entre os Baby Boomers, conclui o relatório:
“Entre os adolescentes americanos de 12 a 17 anos, 87,6% usarão o YouTube mensalmente este ano, enquanto 65,3% usarão o TikTok, de acordo com nossas previsões. A penetração do YouTube está atingindo um teto, enquanto a do TikTok ainda está crescendo rapidamente. O YouTube aumentará apenas 1,5 ponto percentual este ano em comparação com 2020, enquanto o TikTok aumentará mais de 13 pontos (de 51,7%). Em 2025, haverá 24,2 milhões de usuários do TikTok nos EUA com idades entre 18 e 24 anos e 26,6 milhões de usuários do YouTube nos EUA.”
*Foto: Unsplash