Empreendedorismo e inovação se unem para o sucesso de um negócio
É normal ouvir falar que atualmente o empreendedorismo e inovação caminham juntos. Um precisa do outro para o sucesso de um negócio. A seguir você entenderá como isso é possível.
Empreendedorismo e inovação – conceito
Em primeiro lugar, o empreendedorismo já deixou de significar que é apenas sobre “possuir uma empresa”. Hoje, ele também diz respeito a um comportamento e pensamento. E aí justamente aqui que entrar a inovação. Neste caso, ela também deixou de ser só criar coisas novas. Agora ela é sobre como identificar um problema e desenvolver um jeito de resolvê-lo.
Investir em inovação
A partir do conceito de que as grandes empresas não podem ficar nunca no mesmo lugar é que elas sempre estão em constante inovação. Isso porque as pessoas sempre têm uma necessidade diferente que não foi explorada por ninguém. E é justamente investir em identificar estas necessidades que faz toda a diferença ao seu empreendimento.
Falando sobre inovação, Taiza Krueder dá dicas para empreendedores do meio hoteleiro melhorarem a sua hospedagem
Entretanto, muitos ainda confundem o termo inovação com adaptação. Mas adaptação é identificar um problema e resolver de imediato. Já a inovação é algo que leva mais tempo, e inclui até testes, além de muito trabalho para resolver um problema por vez.
Como começar?
Para começar a investir em inovação em seu negócio é identificar suas necessidades. A partir daí você entende o que falta para em seguida desenvolver, testar e aplicar um processo que auxilie a entender o problema identificado.
Já a inovação na empresa compreende uma grande mudança de comportamento sua e também de seus funcionários. E ainda uma grande força de vontade, foco no objetivo e muita educação financeira.
Benefícios do empreendedorismo e inovação
Uma empresa que inova conta com muitos benefícios que são bons para que o negócio se mantenha no mercado. Além de se destacar entre os seus concorrentes diretos e indiretos.
Por outro lado, um dos maiores benefícios de inovar é expandir o diferencial da sua empresa no mercado para evitar falência e mesmice. E também possibilita acompanhar as tendências de mercado e levar a sua equipe a descobrir e buscar novos desafios.
Pensamento inovador
Aqui é importante saber que possuir um negócio não significa que você seja um empreendedor. É preciso mais que isso: é ter um comportamento e pensamento empreendedor.
Além disso, no caso da inovação, é necessário ter um pensamento empreendedor inovador. Esta é a grande chave do sucesso.
Habilidades
Foco no objetivo
Quando uma empresa inova ela já destaca entre seus concorrentes. E o segredo aqui é não perder o foco no objetivo final. Portanto, ao desenvolver um projeto de inovação não desista no primeiro deslize. Ao contrário, foque no objetivo e em seguida construa a sua ação para que seja a melhor possível.
Pense além
Outra dica é pensar sempre além dos outros. Ou seja, se eles pensam 1, você pensa 2, e assim por diante. É sobre enxergar seu projeto no futuro e calcular o resultado que seja o mais extraordinário possível.
Mire alto e defina metas que sejam extremas para que sua equipe nunca pare de inovar para alcançar esses resultados.
Equipes envolvidas no processo
Tenha em mente que ninguém faz nada sozinho. Sendo assim, é preciso ter uma equipe que deseja crescer com você e atingir os resultados nunca alcançados antes.
Aqui é importante pensar que quando as equipes não estão engajadas é bom investir no engajamento das mesmas para que todas façam parte desta iniciativa inovadora.
Resultado de empreendedorismo e inovação
O resultado vem a partir do tamanho de sua ação. Ou seja, ele pode se diferente e cada vez mais escalável.
Uma ação de criação de algo novo que siga as tendências do mercado em um período de tempo pode trazer resultados apenas momentâneos. Mas também podem reverberar caso desenvolva algo de fato transformador.
Por fim, uma ação de mudança de estrutura na sua empresa pode acarretar um tempo de adaptação grande em seus funcionários e em seus clientes. Isso porque eles podem não entender de pronto as mudanças que você está fazendo.
*Foto: Unsplash