Transplante de rim entre animal e ser humano ocorreu nos Estados Unidos, em que o procedimento se tornou inédito no mundo
O que seria improvável anos atrás, agora já é uma realidade: um transplante de rim entre animal e ser humano. Este é o feito de dois cirurgiões norte-americanos. No caso, eles transplantaram o rim de um porco em um ser humano.
Como foi o transplante de rim entre animal e ser humano
Para isso, o órgão preciso ser geneticamente modificado. Porém, não apresentou nenhum efeito adverso no corpo do paciente, o que foi um ponto bastante positivo. Além disso, os médicos acreditam que o sucesso do procedimento possa abrir as portas a outros transplantes. E, consequentemente, amenizar a falta de órgãos humanos para doação.
Detalhes do procedimento
Em entrevista à agência Reuters, os médicos afirmaram que a receptora do órgão era uma paciente com morte cerebral, com sinais de disfunção renal. E a família da paciente autorizou que o procedimento fosse realizado antes de os aparelhos serem desligados.
Transplante ocorreu em Nova York
O procedimento foi realizado no centro médico Langone Health, em Nova York, a partir de genes alterados de um porco. Vale ressaltar que a mudança em termos genéticos foi realizada com a finalidade de garantir que seus tecidos não contivessem mais uma molécula conhecida por desencadear a rejeição quase imediata.
Segundo a reportagem, o experimento contemplou apenas um transplante, e o rim foi deixado no local por somente três dias. Todavia, o estudo ainda não foi revisão por grupos de cientistas independentes, e tão pouco foi publicado em uma revista científica.
Abertura de novos caminhos
Por outro lado, para o médico que liderou a pesquisa, Robert Montgomery, o transplante de rim entre animal e ser humano deve abrir caminho para mais testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal. E isso pode ocorrer daqui um ou dois anos, prevê.
Além disso, estudos desse tipo podem testar a abordagem como uma solução de curto prazo para pacientes em estado crítico até que um rim humano esteja disponível, complementa Montgomery.
No Brasil
Hoje, no Brasil, 50 mil pessoas aguardam por um transplante, sendo 5.312 pacientes na fila de espera por uma doação de rim.
*Foto: Unsplash