Combate a incêndios florestais envolve uso de drones e câmeras termais, o que protege plantios e áreas nativas
A Bracell implementou novas tecnologias com o objetivo de aperfeiçoar a detecção e o controle de incêndios florestais. O uso de drones e câmeras termais permitiu um monitoramento mais eficaz, garantindo a proteção tanto dos plantios quanto das áreas nativas. Com isso, também consegue agir com mais eficácia para evitar que se alastrem.
Combate a incêndios florestais
Além disso, por meio dessa tecnologia é possível realizar o combate a incêndios florestais, sobretudo o controle de queimadas descontroladas. As câmeras são capazes de detectar sinais de fogo que possam evoluir para grandes incêndios florestais. As chamas são combatidas com rapidez e precisão, minimizando danos à vegetação. Além disso, o uso dessas ferramentas modernas se alinha ao compromisso da Bracell com a conservação do meio ambiente.
Uso de Tecnologia no Combate a Incêndios Florestais
O uso de tecnologia visa combater incêndios de áreas de influência na Bahia e em outros estados. Com o uso de drones e câmeras termais, a empresa detecta focos de calor com mais eficiência, contribuindo de modo significativo para sua estratégia de combate a incêndios, principalmente nos estágios iniciais.
Os equipamentos também desempenham um papel importante na prevenção de atividades ilícitas, como a caça predatória e o corte ilegal de árvores, uma vez que identificam indivíduos e objetos em ambientes de baixa visibilidade.
Estratégias Avançadas no Controle de Incêndios
Os dispositivos fornecem informações detalhadas sobre a quantidade de calor gerada pelas queimadas, permitindo avaliar se o fogo pode se expandir por outras áreas e elaborar a estratégia de combate. E isso engloba resfriar as bordas do incêndio ou utilizar uma manta de espuma para frear o avanço das chamas.
Tais ações protegem os plantios de eucalipto da Bracell, e também as áreas de mata nativa, assegurando que as propriedades vizinhas sejam resguardadas de possíveis incêndios florestais, protegendo a saúde e a vida das pessoas.
Registros e Prevenção de Ocorrências
Os drones utilizados estão em conformidade com as normas e são operados por profissionais qualificados da brigada de incêndio, com todos os planos de voo devidamente autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O sistema integrado para registros de ocorrências usa dispositivos móveis que enviam informações precisas ao servidor central, sinalizando a localização dos focos de incêndio.
Programa Amigos da Floresta
Já o programa Amigos da Floresta, uma iniciativa da Bracell desde 2016, também faz uso dessas tecnologias de ponta. Essa iniciativa busca prevenir roubos de madeira, desmatamentos ilegais, caça e captura de animais silvestres. O trabalho é feito em parceria com a sociedade civil e órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros e o programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado da Bahia.
Conscientização e Ações Comunitárias
O programa também é capaz de conscientizar as comunidades locais sobre os riscos dos incêndios florestais. As estatísticas da brigada revelam que 99% dos incêndios florestais possuem origem em ações humanas, seja por queimadas descontroladas ou incêndios criminosos, que frequentemente levam o fogo a se alastrar por áreas de preservação e de plantio.
Prevenção
Para prevenir esses problemas, as equipes da Bracell dialogam frequentemente com as comunidades, oferecendo instruções sobre como realizar a limpeza das terras de modo seguro, sem colocar as florestas em risco. As equipes também distribuem cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Por fim, ainda há a disponibilização da linha telefônica 0800 284 4747, para denúncias e relatos de incêndios ou crimes ambientais, acessível a qualquer momento para a população.
Fonte: Foto de user20014964 na Freepik