Apesar de 81% dos brasileiros acreditarem que seus dados digitais estão seguros, apenas 44% entendem o que assegura a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Recentemente, a LGPD completou seis anos. A norma estabelece diretrizes para a coleta e o tratamento de dados pessoais no Brasil. Embora a internet pareça uma “terra sem lei”, a união do Poder Legislativo com as políticas de privacidade de grandes empresas, como o Google, busca regular a coleta e o uso de informações sensíveis.
Uma pesquisa realizada pela Cisco, com 2,6 mil consumidores de 12 países, incluindo o Brasil, revelou que 81% dos entrevistados acreditam que seus dados pessoais estão protegidos. No entanto, apenas quatro em cada dez pessoas (44%) conhecem os direitos garantidos pela LGPD.
Sobre a LGPD
A LGPD foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 13.709/2018. Ela estabelece regras sobre a coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. Seu objetivo é garantir a privacidade e a segurança das informações dos indivíduos, promovendo maior controle sobre como seus dados são tratados por empresas e instituições.
A lei define princípios como transparência, finalidade e necessidade no uso dos dados, além de assegurar direitos aos titulares, como o acesso às informações e a possibilidade de correção ou exclusão. Empresas que descumprirem a lei estão sujeitas a penalidades, incluindo multas significativas.
Como proteger seus dados pessoais?
Saber como remover nome do Google e proteger seus dados pessoais ou empresariais é uma preocupação crescente entre os usuários. A disponibilidade de informações pessoais, como nome, endereço, telefone ou CNPJ, por exemplo, torna pessoas e empresas mais vulneráveis em relação à segurança e à privacidade digital.
Em alguns casos, excluir o nome do Google é uma solução para quem precisa construir uma reputação digital positiva ou deseja gerenciar sua imagem online. Saber o que aparece sobre você nos mecanismos de busca pode proporcionar maior controle sobre sua presença digital e o que é compartilhado a seu respeito.
Dados sensíveis no Google e seu impacto
Hoje, mais de 60% dos consumidores pesquisam no Google antes de concluir uma compra ou contratar um serviço. Portanto, a presença de informações sensíveis ou negativas nas primeiras páginas pode não apenas impactar o desenvolvimento de um negócio, mas também afetar os relacionamentos pessoais e a carreira profissional.
Além disso, vale lembrar que o Google é apenas um agregador de informações. Mesmo ao excluir seu nome ou outras informações, elas continuarão publicadas nos sites originais. Surge então a pergunta principal: é possível realmente retirar o nome do Google? A seguir, estão algumas alternativas.
É possível retirar o nome dos resultados do Google?
A resposta é: depende. A remoção de dados do Google varia conforme o tipo de informação disponível. Por exemplo, você pode solicitar diretamente ao Google a exclusão de imagens íntimas, fotos manipuladas e dados sensíveis, como nome, documentos de identificação ou registros médicos.
Certas informações podem ser removidas por razões jurídicas; no entanto, esse processo envolve etapas adicionais e precisa se enquadrar em situações como violação de direitos autorais ou pirataria. O Google não retira matérias jornalísticas de interesse público e mantém todos os dados divulgados em sites do governo.
Processos judiciais e dados de empresas
Mesmo ao ocultar dados sensíveis do Google, essas informações continuarão acessíveis em portais agregadores, como sites de busca de CNPJ e de processos judiciais, como o Jusbrasil e Escavador, por exemplo.
A maioria dos sites agregadores de dados empresariais oferecem uma área específica para solicitar a remoção. No caso de portais que reúnem informações jurídicas, é possível reportar a página e solicitar a exclusão; porém, o processo nesses sites costuma ser mais burocrático e exige a apresentação de documentos de identificação.
Sobre conteúdos desatualizados no Google
Quando o dado já foi removido do site original ou a página não existe mais, você pode solicitar a desindexação para que ele não apareça mais nos resultados de pesquisa. Antes de fazer a solicitação, verifique se a descrição da página ou o cache estão desatualizados.
Para retirar conteúdo desatualizado do Google, faça a busca pelo termo na barra de pesquisa, clique no ícone com três pontos no final da URL, selecione a opção “Remover resultado” e escolha o motivo da remoção. Para abrir um novo pedido, é necessário acessar ou criar uma conta no Gmail. A resolução do caso poderá ser acompanhada por meio deste e-mail de contato.
O Google leva, em média, 48 horas para analisar o pedido, que pode ser negado se a página não apresentar erros ou tiver relevância para alguma busca importante. De toda forma, gerenciar sua reputação digital no Google é a maneira mais eficiente de garantir que sua imagem online permaneça positiva e não interfira em sua carreira ou vida pessoal.
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