Feira ES Construção Brasil: Casa do futuro pronta em 12 dias

Feira ES Construção Brasil: Casa do futuro pronta em 12 dias

Feira ES Construção Brasil traz novidades do setor; evento termina hoje, no Pavilhão de Carapina, na Serra; entrada é gratuita

Termina hoje (19), a primeira edição da Feira ES Construção Brasil. Durante três dias, o evento levou ao Pavilhão de Carapina, na Serra, uma mostra das novas tecnologias, bem como palestras e rodadas de negócios, voltadas a representantes da indústria da construção.

Feira ES Construção Brasil

Além disso, entre os destaques da Feira ES Construção Brasil está a Casa do Futuro, construída de modo bem rápido, com baixo custo, mas nem por isso deixa de ser conectada. Este modelo em questão conta ainda com um elevador com ar-condicionado, desenvolvido no Espírito Santo, e também possui portas inovadoras.

Negócios

A feira de inovação teve por objetivo movimentar R$ 500 milhões durante os três dias de evento. Além de buscar oferecer um espaço para que empresas, profissionais e outros representantes do setor apresentem ideias inovadoras e algumas das principais tendências da indústria da construção.

Casa do futuro

Para conseguir construir uma casa em tão pouco tempo para a feira, foi utilizado o conceito de Arquitetura Modular. Trata-se se uma das tendências em alta no setor, pois usa módulos para tornar o processo de construção da casa mais rápido e eficiente.

A construção da casa, feita em 12 dias, foi levada para o evento pela empresa Lightwall. Na ocasião, foram utilizados painés pré-fabricados de material do mesmo nome da companhia e que pode ser transportada em partes e por isso pode ser montada em qualquer lugar.

Além disso, esses materiais são mais leves e resistentes do que em casas construídas com materiais tradicionais. As paredes feitas com EPS (poliestireno expandido) também permitem maior agilidade no processo e exigem menos mão de obra. Portanto, esse método de construção se torne cada vez mais comum no Brasil, evitando desperdício de material e otimizando o tempo e redução de mão de obra.

A unidade em exposição na Feira ES conta com sala, cozinha, banheiro e quarto, equipados com ar-condicionado, TV e lâmpadas. E que são conectados por um sistema que permite ativação através de aplicativos móveis e até mesmo por voz. Uma das janelas da casa foi feita com vidro polarizado, que pode ficar fosco ou transparente conforme a necessidade do morador.

Outra estrutura

Por outro lado, os visitantes da feira também puderam conhecer outra estrutura montada com uma técnica inovadora, no estande da Isocil. Produzida com EPS, um material reciclável e capaz de reduzir o custo da construção em até 30%, o espaço foi montado em apenas três horas. De acordo com o técnico responsável pelo produto, além de ser sustentável, o material também agrega valor à estrutura.

Ele possui uma boa capacidade térmica, minimizando a necessidade do uso de ar-condicionado, e também uma boa acústica. Sendo assim, ele é um material sustentável, pois ajuda a preservar o ambiente em que está inserido e favorece a saúde humana.

Elevador com ar-condicionado

Outro destaque foi o elevadore da empresa Elevadores Nacional, que levou ao evento um modelo com ar-condicionado, que ainda está em fase de testes. A tecnologia surgiu para atender a uma necessidade observada no mercado, ressalta a direção da companhia.

Porta que abre para os dois lados

Ao combinar acessibilidade e inovação, a feira ainda indicou tendências para materiais de acabamento de obras. Uma das novidades, da Eclisse Brasil, são as portas que abrem para os dois lados.

A empresa explica que essa funcionalidade permite a economia de espaço para ambientes em que a metragem é reduzida. Por exemplo, se a porta possui um metro, com essa porta se ganha 50 centímetros de cada lado. E também facilita a mobilidade de pessoas com dificuldade de locomoção.

Para que possui pets, a Eclisse ainda conta com um mecanismo de entrada ou saída dos animaizinhos. Ou seja, nada deles fugirem de casa..

Sobre a feira

A feira ES Construção Brasil reúne exposição de mais de 100 marcas, entre máquinas, equipamentos, softwares e soluções tecnológicas, e sustentáveis para obras.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/pessoa-usando-um-smartphone-em-sua-casa-automatizada_16274950.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=fa0b36c9-cf61-413a-9292-9a5d45bc03d6

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Alcance do 5G deve ser de 8,4 bilhões de conexões globais até 2029

Alcance do 5G já é responsável por mais de 2 bilhões de conexões no mundo inteiro, através de 341 redes comerciais em operação O 5G...

Exploração espacial: Como submarinos podem ajudar?

Exploração espacial utiliza submarinos que recriam o isolamento e o confinamento que astronautas enfrentam no espaço O projeto SubSea, expedição que faz parte de uma...

Mercado de carbono: Empresa brasileira oferece tecnologia geoespacial

Mercado de carbono envolve mudanças do clima; companhia tem clientes como Petrobras e Ministério do Meio Ambiente e defende dados, ciência e tecnologia A recente...