Diariamente cresce a necessidade das empresas de se comprometerem com a sustentabilidade, especialmente com o aumento das mudanças ambientais impulsionadas pelo aquecimento global. Por isso, a eco-hotelaria é um segmento tão importante, uma vez que o impacto ambiental do turismo é ainda maior, uma vez que as suas atrações são patrimônios naturais e culturais.
Por isso, empreendedores do setor hoteleiro precisam observar de perto as diretrizes de sustentabilidade e incorporá-las às suas rotinas. Práticas como: gestão eficiente de água, reciclagem de resíduos sólidos e o apoio a iniciativas sociais são ótimas formas de transformar a sua forma de atuar na hotelaria.
Eco-hotéis no Brasil
Dois exemplos de eco-hotéis estão localizados no interior de São Paulo, especificamente em Dourado e Ibiúna, o Clara Resorts, da CEO Taiza Krueder. Esse grupo de hotéis atende famílias de alto padrão e são referências de práticas sustentáveis.
Durante entrevista para o programa Visão de Mercado, Taiza Kruedercontou como começou no ramo de restaurantes e que seu amor pela área de serviços fez com que ela trilhasse uma jornada pelo turismo sustentável.
O Clara Resorts e a Sustentabilidade
Negócios como o Clara Resorts são avanços na agenda ESG. Além de ser um diferencial de mercado, ter um negócio sustentável também colabora com a atração de novos turistas, e melhor, clientes conscientes de suas responsabilidades com o planeta. Ainda no bate-papo, Taiza Krueder falou sobre a relação do Clara Resorts com a sustentabilidade.
“Eu tenho três pilares: o respeito absoluto ao meio ambiente, o segundo é a educação – uma ponte para o futuro, sem a educação não tem como mudar nossa país – e o terceiro pilar é o desenvolvimento da comunidade a nossa volta”, declarou a empresária.
Ações sustentáveis
O caminho mais simples para a eco-hotelaria é conhecer – e seguir – as normas brasileiras de sustentabilidade da indústria de hotéis. Entre elas estão:
- ABNT NBR ISO 15401:2006 – Inclui os pré-requisitos essenciais nos âmbitos ambiental, sociocultural e econômico para a implementação de uma administração sustentável em estabelecimentos de hospedagem.
- NIH 54:2004 – Norma Nacional para Meios de Hospedagem: requisitos para a sustentabilidade.
- ABNT NBR ISO 14001– Sistema de Gestão Ambiental que estabelece um sistema de gestão praticável por todas as organizações, independentemente do porte.
- ABNT NBR ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social.
No Clara Resorts, por exemplo, ações sustentáveiscomo trocar garrafas de plástico por filtros de água, reduziu o impacto ambiental e a geração de resíduos. “Eu tive a ideia de colocar um filtro de água por quarto, parece uma ideia simples, mas é super complicada. […] Abrimos mão de uma receita muito importante da água, abrir mão de uma receita por aquilo que você acredita, não é um passo que os empresários muitas vezes têm coragem de dar”, revelou Taiza Krueder.
Indústria hoteleira sustentável
Alinhar o crescimento da indústria hoteleira com o desenvolvimento sustentávelé uma grande preocupação para os donos de hotéis. Qualquer negócio deveria ter a preocupação de deixar uma pegada de carbono menor.
Iniciativas simples como implantar placas solares, reaproveitar 100% da água usada com ETE e ETA, amenities com logística reversa, fazer compostagem de toda a alimentação que sobra, são práticas essenciais para iniciar um negócio sustentável. “Tem a preocupação de cada um fazer a sua parte”, completou Taiza Krueder durante a entrevista.
Quem é Taiza Krueder
Natural de São Paulo, a CEO e proprietária do grupo Clara Resorts, Taiza Krueder possui formação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), pós-graduação em Gestão Hoteleira e de Restaurantes e formação de Chef de Cozinha, ambas pela Ecolle Superieure de Cuisine Francaise de Paris Ferrandi.
Viajante de países, de histórias e de boas conexões, Taiza Krueder se define uma eterna aprendiz, uma aluna voraz da vida e dos livros. Em sua caminhada de aprendizado, ela se apaixonou pela arte da culinária e além de CEO virou Chef de Cozinha.
O Clara In Casa
Quando o mundo parava, durante a pandemia de covid-19, surgia o Clara In Casa. O propósito desse projeto era manter viva a alma do grupo Clara Resorts, além de levar conforto e entretenimento em um período de crise. O canal nas redes sociais divulgava atividades para as crianças, dicas para a casa e receitas simples e sofisticadas feitas pela empresária Taiza Krueder.
Defensora da área de serviços
Taiza Krueder é uma grande defensora do setor de turismo e serviços no Brasil. Ela acredita no potencial dessa área para atrair investimentos e gerar novas oportunidades no mercado de trabalho.
Com uma trajetória caracterizada por sua liderança, inovação e forte compromisso com causas sociais e ambientais, Taiza Krueder se destaca como um exemplo no cenário empresarial, sendo uma fonte de inspiração para aqueles que querem construir uma carreira de sucesso com um propósito significativo.
Confira a entrevista na íntegra: