Seres vivos vindos da Terra podem estar na Lua

Seres vivos vindos da Terra podem estar na Lua

Seres vivos vindos da Terra é uma possibilidade proposta por um pesquisador da NASA

Recentemente, veio à tona que é possível que existam microrganismos na Lua. Sendo assim, os futuros astronautas que visitarem nosso satélite natural deveriam procurá-los. É o que propõe Prabal Saxena, pesquisador da NASA, em um novo estudo. Para ele e os demais autores, o polo sul lunar pode ter regiões com condições que talvez permitam vida microbiana por lá.

Vale lembrar que em novembro do ano passado a NASA anunciou que os astronautas vivessem e trabalhassem na Lua.

Seres vivos vindos da Terra

Além disso, o autor explica que uma das maiores descobertas de sua equipe foi a possibilidade de alguns mundos sem ar terem nichos potencialmente habitáveis para microrganismos, o que inclui a teoria de seres vindos da Terra. Eles seriam como áreas relativamente protegidas das condições desfavoráveis para a vida nestes lugares.

No caso da Lua, tais nichos estariam nas crateras em sombras permanentes. Contudo, a equipe explica que elas podem ter propriedades que permitam a sobrevivência de alguns tipos de vida microbiana.

Estudo da NASA

Enquanto a NASA estuda locais de interesse para o pouso da missão Artemis III, Saxena e os demais autores analisaram alguns dos nichos na Lua. Para a equipe, a agência espacial deveria escolher o lugar considerando também a possibilidade de vida microbiana sobreviver em nosso satélite natural.

Mas como os microrganismos chegaram à Lua?

Porém, as pessoas devem se perguntar como os possíveis microrganismos chegaram à Lua. Neste caso, é preciso lembrar que as rochas espaciais podem ter levado moléculas orgânicas para lá. Não sabemos se os seres poderiam resistir a alguma viagem do tipo, todavia existe ainda outra possibilidade: eles podem ter sido deixados por missões espaciais.

De acordo com Heather Graham, geoquímica da NASA:

“Vemos os humanos como o vetor mais provável [de microrganismos], considerando os extensos dados que temos sobre nosso histórico de exploração e registros de impactos como uma segunda, e menos influente, fonte terrestre.”

Portanto, se houver vida na Lua, ela provavelmente veio da Terra, observou Heather.

“Em breve, vamos ter 50 anos de história de humanos e seus objetos na superfície [lunar], sem critérios fortes em relação à contaminação.”

*Foto: Reprodução/Unsplash (Matthew N – unsplash.com/pt-br/fotografias/zrzy-NPzccs

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Europa pode perder liderança científica sem novo acelerador de partículas

Falta de consenso e envio de financiamentos colocam em questão a continuidade do projeto que visa desenvolver o Futuro Colisor Circular O projeto para a...

SpaceX lança primeira missão a orbitar a Terra de polo a polo

O objetivo do lançamento é realizar uma série de experimentos científicos e oferecer uma nova perspectiva sobre o planeta A SpaceX realizou no começo de...

Qual o futuro do mercado de trabalho com os avanços da IA?

Apesar das melhorias das inteligências artificiais, ações humanas seguem indispensáveis devido às limitações técnicas A ascensão da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho tem...